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Nokia segue passos da Apple | |||
por Alex Moura em 30-08-2007 18:57 | |||
atualizado em 01-10-2007 03:35 | |||
http://contido.com.br/?aid=91 | |||
Ovi é o primeiro grande passo da empresa rumo à lucros gordos em mídia. | |||
A Apple, fabricante dos computadores Macintosh, music players iPod e celulares iPhone, há anos já percebeu que faria mais dinheiro com conteúdo intelectual do que apenas com equipamentos: o iTunes já representa quase 60% do faturamento da empresa atualmente. O iTunes é a plataforma de comércio de mídia digital, com músicas, filmes, séries, livros e tudo mais que possa ser baixado para um iPod, iPodVideo e iPhone. A Nokia já sabe que os celulares ficam cada vez mais parecidos, e que em poucos anos não fará diferença sobre quem fabrica qual celular, como já acontece hoje com os computadores pessoais. A grande lição aprendida com a Apple é a de aproveitar dois fatores: a inexperiência do usuário comum, e pré-instalar os recursos nos aparelhos, para que comprar e usar entretenimento seja algo que qualquer um possa fazer. Várias empresas já seguem o mesmo rumo, incluindo Microsoft, Sony e outras gigantes de lucro invejável. O Ovi.com da Nokia oferece músicas, jogos e mapas como os primeiros conteúdos disponíveis, mas que em breve se estenderá a serviços de relacionamento social e afins. Segundo o CEO da Nokia, Olli-Pekka, "queremos expandir as possibilidades de interação entre celulares e internet". Por enquanto o Ovi (que quer dizer porta em finlandês) estará acessível apenas em inglês, mas com previsão de outros idiomas até 2008, mas é claro que o português não é um deles, pois o brasileiro ainda não tem o hábito de consumir online bem imateriais, já que aqui reina a pirataria. Baixar cada música custará 1 euro, ou apenas ouvir quantas músicas quiser por 10 euros por mês. Jogos terão preços variáveis, mas com download direto para o celular. Agora resta à Apple retribuir, imitando a Nokia e também lançar um grupo de publicidade online, nos moldes do Google, Microsoft, Yahoo, Nokia e afins. |
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