Contido

Cinema
 
Igor Kovalyov fala sobre cinema de animação
por Alex Moura em 12-10-2005 02:40
atualizado em 28-08-2006 16:06
http://contido.com.br/?aid=72
 
O diretor de “Rugrats” cativou o público em sua passagem pelo Brasil.
 
Bird in the WindowNuma boa safra de filmes no cinema de animação, esse ano os brasileiros puderam assistir a palestra do animador russo Igor Kovalyov no Anima Mundi. Mais conhecido pelo talentoso trabalho em séries de animação e sucessos como o longa-metragem "Rugrats" (Os Anjinhos), mora e trabalha nos EUA para o estúdio Klasky Csupo já há 13 anos, e os donos do estúdio tiveram a visão artística de não sufocar seu grande talento. O primeiro sinal desta mentalidade foi aceitar que Kovalyov terminasse na Rússia "Andrei Svislotsky",  seu segundo filme de uma trilogia já programada antes de ir para os EUA. Mesmo trabalhando em posições chave de várias séries de grande porte, como "Rugrats", "Duckman" e "Realmonsters", Kovalyov teve carta branca, tempo livre, equipamento, equipe e apoio financeiro do estúdio para seguir sua carreira de autor de filmes artísticos nos Estados Unidos. Durante sua palestra na sessão Papo Animado do Anima Mundi pôde exibir seus curtas de animação autorais e extremamente criativos, e responder a perguntas do público.
 
RugratsNos seus filmes a sonoplastia tem uma importância muito grande, a ponto de em algumas partes parecer que o som é que está sendo animado, ao invés da animação estar sendo sonorizada. "Enquanto crio a história não faço storyboard, e escrevo o roteiro com muitos detalhes inclusive quanto ao som das cenas. Tenho muita influência dos filmes com atores, e quando mais jovem eu assistia filmes franceses e fechava os olhos apenas para ouvir o que acontecia, e isso, creio, contribuiu muito para a maneira que penso ao escrever um filme", explicou Kovalyov.
 
A premiada animadora Eliane Gordeeff, atenta ao que viu na palestra, comentou com o diretor que "sempre há a presença de algum relógio ou algo marcando o tempo nos seus filmes. O tempo, a passagem do tempo, o próprio timing parece ser um personagem de seus filmes", e Kovalyov agradeceu: "Obrigado pela pergunta! Timing é tudo para as artes, seja em música, dança, cinema, o tempo ou a noção de tempo é fundamental para se comunicar com o público".
 
Muitas vezes seus personagens se movem de forma estranha na tela, de forma rígida ou brusca, mas para Kovalyov "isso decorre diretamente do timing e do som nos filmes. Descobri acidentalmente no meu primeiro filme que o movimento dos personagens afetava a relação com a cena, e passei a usar isso nos filmes seguintes".
 
Sempre simpático e brincalhão, lamentando ainda estar morando e trabalhando nos EUA, Kovalyov é um dos poucos diretores que além de talento tem a sorte de poder usufruir do melhor de dois mundos, produzindo filmes para a grande indústria do cinema e TV, assim como para si mesmo.

E mais:
O chefe que queria ser rei
Medo e servidão são as principais ferramentas de opressão no ambiente de trabalho de milhões de pessoas.
9 dicas Para Melhorar Seu Perfil no Happn
Tá difícil rolar uns crushes no happn? Essas dicas vão te ajudar a conseguir mais!
Como escrever argumentos para videoclipes
Veja o argumento completo do videoclipe Turn Down For What
Shoutcast para quem quer ouvir boa música
Nunca usei Rdio, Pandora ou Spotify e não sinto falta.
Professor real, alunas virtuais e sexy
E se a realidade virtual servir para mais do que se imagina?
Tirando desenhos do papel, de verdade
Quiver é um app divertido para dar vida aos coloridos das crianças.
Robôs precisam de conexões globais 24h por dia
Grandes empresas estão na corrida para conectar o mundo
Nobuyuki Forces: gratuito, independente e ótimo
Jogo de ação, casual e com adrenalina máxima para testar sua atenção e pontaria.
Porque se inspirar logo de manhã
Escapar da rotina começa cedo.
Amor real por personagens vituais
O que vale mais: a realidade ou a percepção?

 
Arte | Bon Vivant | Cinema | Culinária | Design | Exposições | HQ/Manga | Idéias | Ilustração | Internet | Literatura | Moda | Música | Negócios | Tecnologia | TV | Videogames
 
Busca no Contido:
©Alex Nautilus :: CONTIDO.com.br :: SOBRE O SITE :: RSS :: @contido no Twitter