Contido

Negócios
 
Mentez tem sucesso no Brasil com jogos casuais
por Alex Moura em 06-07-2010 22:09
atualizado em 11-11-2015 01:15
http://contido.com.br/?aid=245
 
Milhares de usuários continuam cultivando em fazendas de bits e bytes.
 
Colheita Feliz
 
Seguindo o padrão da indústria do entretenimento, os jogos casuais e sociais mais populares entre os brasileiros são produtos estrangeiros. Mas grandes empresas estão entrando em território brasileiro com força total. Uma delas é a Mentez.

Tahiana D'Egmont
Bem sucedida no setor de advergames (jogos promocionais atrelados a campanhas publicitárias), a empresa cresceu globalmente na direção de jogos casuais. “A melhor definição para a Mentez é uma empresa voltada para a diversão casual”, explica Tahiana D'Egmont, sócia-diretora da Mentez no Brasil que conversou comigo sobre o sucesso do investimento da empresa por aqui.

Seguindo um caminho improvável, a Mentez atingiu sucesso absoluto com o jogo Colheita Feliz no Orkut, rede social onde até recentemente nenhum jogo tinha conseguido viralidade bem sucedida. A Mentez pôde se apoiar em seu outro aplicativo de sucesso, o BuddyPoke, usado como canal promocional para o jogo. O Colheita Feliz é um fenômeno chinês que se espalhou pelo mundo com o título em inglês de Happy Farm, e em vários países é muito mais popular que o FarmVille da concorrente Zynga.

Como já comentado aqui no blog, o Facebook acabou com o oba-oba dos aplicativos, fechando os canais de comunicação que eram verdadeiros celeiros de spam social. “Os jogos no Facebook continuarão com crescimento sólido, mas não como antes”, conclui Tahiana, já que lançar um jogo de sucesso no Facebook dependerá mais de marketing e de propriedades intelectuais fortes do que de outros fatores. Ela também exemplifica que “os usuários gostam do stream de novidades no Facebook, o que facilita para a viralização de jogos, apesar do Facebook ainda ter poucos brasileiros”, comenta Tahiana.

Monetizar um jogo social é algo delicado e crucial para qualquer empresa de jogos, mas a Mentez tem um trunfo fortíssimo com o Paymentez, estrutura de compra de créditos virtuais que permitem acessar conteúdo premium e que podem ser usados em qualquer jogo da empresa. Os jogadores podem comprar créditos através do Pagseguro, pontos de venda físicos ou diretamente nas lan houses.

Pet Resort

Com o caminho do sucesso pavimentado, a Mentez investe no lançamento em português dos títulos da Playdom, outra grande empresa de jogos casuais e sociais. Nas últimas semanas a Mentez iniciou uma nova chuva de títulos no Facebook e Orkut, ciente das diferenças de classes sociais e hábitos de navegação nas duas redes. “A Mentez teve seu início em jogos e aplicativos para Facebook, então reinvestir na plataforma não foi difícil", explica. Dentre os novos jogos, Social City e Pet Resort têm tudo para repetir no Brasil o sucesso que tiveram no exterior. O Pet Resort foi lançado semana passada e é um ótimo exemplo recente de branded game, já nascendo sob as asas do fabricante de ração Purina.

Vou acompanhar de perto o crescimento da Mentez no Brasil e de como isso irá incentivar a produção nacional de jogos casuais. 

E mais:
O chefe que queria ser rei
Medo e servidão são as principais ferramentas de opressão no ambiente de trabalho de milhões de pessoas.
9 dicas Para Melhorar Seu Perfil no Happn
Tá difícil rolar uns crushes no happn? Essas dicas vão te ajudar a conseguir mais!
Como escrever argumentos para videoclipes
Veja o argumento completo do videoclipe Turn Down For What
Shoutcast para quem quer ouvir boa música
Nunca usei Rdio, Pandora ou Spotify e não sinto falta.
Professor real, alunas virtuais e sexy
E se a realidade virtual servir para mais do que se imagina?
Tirando desenhos do papel, de verdade
Quiver é um app divertido para dar vida aos coloridos das crianças.
Robôs precisam de conexões globais 24h por dia
Grandes empresas estão na corrida para conectar o mundo
Nobuyuki Forces: gratuito, independente e ótimo
Jogo de ação, casual e com adrenalina máxima para testar sua atenção e pontaria.
Porque se inspirar logo de manhã
Escapar da rotina começa cedo.
Amor real por personagens vituais
O que vale mais: a realidade ou a percepção?

 
Arte | Bon Vivant | Cinema | Culinária | Design | Exposições | HQ/Manga | Idéias | Ilustração | Internet | Literatura | Moda | Música | Negócios | Tecnologia | TV | Videogames
 
Busca no Contido:
©Alex Nautilus :: CONTIDO.com.br :: SOBRE O SITE :: RSS :: @contido no Twitter