O comércio eletrônico no Brasil deve se preparar para uma nova realidade: as pessoas por aqui já aprenderam que comprar da China é fácil e legal (nos dois sentidos da palavra). Mesmo pagando impostos e envio os produtos chegam a preços menores que os dos vendidos aqui, e com a vantagem de se poder encontrar exatamente o que se quer, e muitas vezes com atendimento melhor que o oferecido por lojas concorrentes no Brasil.
Já há alguns anos eu compro da China, e nunca tive problemas mesmo em casos onde o produto veio com defeito e meu pagamento foi ressarcido rapidamente. Comprar da China não é diferente de comprar de uma loja online brasileira, com a única diferença de que o prazo de entrega pode demorar semanas pois o nosso sistema alfandegário não está dando conta do imenso volume de produtos chegando ao Brasil.
Como em qualquer relação comercial, confiança (de ambas as partes) é fundamental, e as quatro lojas online chinesas mais usadas por brasileiros, todas elas com sites ou apps em português, são DealExtreme, AliExpress, LightInTheBox, DHgate. |