Contido

Culinária
 
Clima ameno, temperatura agradável... AI QUE CALORRRR!!!
por Liza Meller em 05-02-2012 16:37
http://contido.com.br/?aid=196
 
É rápido, é mais fácil de fazer do que você pensa, e as crianças (e adultos) adoram. Compre muitas formas, encha o freezer e você terá uma opção de sobremesa perfeita para essa época de sol escaldante até as 18 horas...
 

Picolé de limão siciliano

Eu já vinha namorando essas forminhas de picolé há tempos, mas sempre deixava para comprar depois. Aí meu pequeno entrou de férias. E a primavera deu lugar ao Verão, com V maiúsculo, de sol escaldante de 40º do Rio. Resultado: todo dia à tarde era a mesma história: o pequeno dizia "quero ir na farmácia, mamãe, comprar picolé!".

Um dia, ao fazer a feira, me deparei com umas mangas Palmer enormes, maduras, daquelas que você SABE que estarão ultra-doces quando cortar, uma delícia. E aí resolvi comprar as forminhas e experimentar uma receita. E depois outra de limão. E mais outra, de framboesa com iogurte, que encontrei on-line.

E descobri que precisava comprar outra forminha, porque só meia dúzia de picolés não são suficientes para atender ao desejo de sabor e refrescância da família.

Enfim, sem mais delongas, três receitas testadíssimas e aprovadíssimas: manga, limão siciliano e morango com iogurte (adaptada da receita de framboesa, porque afinal, polpa de morango é mais fácil de encontrar no mercado...)

Picolé caseiro de manga

Derreta 1/4 de xícara de açúcar na mesma quantidade de água, em fogo baixo, durante cerca de 5 minutos. (O resultado deve ser uma calda de açúcar rala, fique de olho para não engrossar). Descasque a manga e triture no mixer o suficiente para completar, junto com a calda, cerca de 300 ml de líquido. Adicione uma colher de café de liga neutra e bata mais um pouco, até misturar tudo. Derrame nas forminhas e leve ao freezer. Fica pronto em 4 a 6 horas. Rende 6 picolés de 50 ml.

Picolé de limão siciliano

Derreta 1/4 de xícara de açúcar na mesma quantidade de água para fazer a calda como acima. Adicione o suco de um limão siciliano passado pelo coador e complete com água fria suficiente até cerca de 300 ml. Adicione uma colher de café de liga neutra e bata tudo no mixer. Derrame nas forminhas e leve ao freezer. Fica pronto em 4 a 6 horas. Rende 6 picolés de 50 ml.

Picolé de iogurte e morango

Ingredientes:

1 envelope (100 ml) de polpa de morango congelada

1/4 de xícara de açúcar

1 copo (170 g) de iogurte natural integral de consistência firme

1 a 2 colheres de açúcar para adoçar o iogurte

1 colher de café de liga neutra

Preparo

Leve  a polpa de morango e o açúcar ao fogo baixo para derreter, cerca de 5 minutos como nas receitas acima. Reserve e deixe esfriar. Adoce o iogurte. Aqui entra o seu gosto pessoal, o açúcar deve ser suficiente para quebrar a acidez do iogurte. (Em geral eu uso 3 colheres de sobremesa ou 1 colher e meia de sopa). Misture a calda de morango, o iogurte e a liga neutra no mixer e bata bem até incorporar. Derrame nas forminhas e leve ao freezer. Fica pronto em 4 a 6 horas. Rende 6 picolés de 50 ml.

A liga neutra serve para evitar que o picolé forme cristais de gelo no freezer, mantendo-o mais cremoso e impedindo que derreta com facilidade. (Se bem que nesse calorrrrrr aqui do Rio...) Você pode encontrá-la nas casas de artigos para festas e doceiras.

Forminhas:

Formas individuais estilo "foguete" da Plasútil

Forma tipo cuba de gelo com formato clássico da Sanremo

Comentários:

Alex Moura comentou em 2012-02-05 21:05:47
Hmmm! Delícia!
 

E mais:
O chefe que queria ser rei
Medo e servidão são as principais ferramentas de opressão no ambiente de trabalho de milhões de pessoas.
9 dicas Para Melhorar Seu Perfil no Happn
Tá difícil rolar uns crushes no happn? Essas dicas vão te ajudar a conseguir mais!
Como escrever argumentos para videoclipes
Veja o argumento completo do videoclipe Turn Down For What
Shoutcast para quem quer ouvir boa música
Nunca usei Rdio, Pandora ou Spotify e não sinto falta.
Professor real, alunas virtuais e sexy
E se a realidade virtual servir para mais do que se imagina?
Tirando desenhos do papel, de verdade
Quiver é um app divertido para dar vida aos coloridos das crianças.
Robôs precisam de conexões globais 24h por dia
Grandes empresas estão na corrida para conectar o mundo
Nobuyuki Forces: gratuito, independente e ótimo
Jogo de ação, casual e com adrenalina máxima para testar sua atenção e pontaria.
Porque se inspirar logo de manhã
Escapar da rotina começa cedo.
Amor real por personagens vituais
O que vale mais: a realidade ou a percepção?

 
Arte | Bon Vivant | Cinema | Culinária | Design | Exposições | HQ/Manga | Idéias | Ilustração | Internet | Literatura | Moda | Música | Negócios | Tecnologia | TV | Videogames
 
Busca no Contido:
©Alex Nautilus :: CONTIDO.com.br :: SOBRE O SITE :: RSS :: @contido no Twitter