Espetáculos |
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Trenzinho de Sonhos | |||
por Liza Meller em 19-11-2011 22:12 | |||
http://contido.com.br/?aid=193 | |||
O "Trenzinho Villa-Lobos", da Cia Articularte de Bonecos, mescla a música de Heitor Villa-Lobos e bonecos com visual modernista para encantar crianças e adultos em espetáculo sofisticado e elegante. | |||
Já estava na hora de levar nosso pequeno ao teatro. Entretanto, como ele tem menos de 3 anos de idade e não consegue ficar sentado parado por mais de 30 minutos mesmo diante de seus desenhos favoritos, não estávamos muito animados com a perspectiva. Aos poucos fomos experimentando com cinema, apresentando a ele filmes e animações de 1 hora de duração, mas com o apelo de elementos do interesse dele: carros, gatos, trens, e por aí vai. Mas como levá-lo ao teatro? A perspectiva do teatro infantil aqui no Rio tem sido desanimadora. Fiquei semanas procurando alguma coisa que nos fizesse vencer o desânimo de gastar muito caro (peças infantis com entrada a 50 reais?!!!) em espetáculos de qualidade artística duvidosa, apenas para sair no meio. Sinto muito, eu me recuso a gastar um ingresso de cinema para ver um filme ruim, que dirá uma peça infantil ruim...
Assim, quando vi na programação do 49º Festival Villa-Lobos o espetáculo de bonecos "O Trenzinho Villa-Lobos", com apresentação única no Teatro Carlos Gomes e ingressos a preço popular, não tive dúvidas: comprei ingressos rapidamente e avisei aqui em casa que iríamos ao treatro em grande estilo no sábado à tarde. E que estilo! A começar pelo teatro, desde que foi renovado, já assistimos a alguns musicais no Carlos Gomes. São sempre experiências ótimas, o palco é muito bom e a acústica excelente. Além do que, a localização no Centro Histórico do Rio já é um passeio em si, ótimo para divertir os pequenos! O espetáculo é baseado no estilo do bunraku japonês, ou seja, manipulação de bonecos em que os manipuladores usam roupas escuras para "sumir" no fundo. Os outros tipos de teatro de marionetes que me desculpem, mas o bunraku sempre será o meu favorito: se os marioneteiros são bons, a marionete ganha vida e torna-se um ator, e você esquece que está sendo manipulada por 3 pessoas logo ali atrás. Assim chegamos propriamente a O Trenzinho Villa-Lobos. Com trilha musical ousada para um espetáculo infantil, totalmente de composições de Villa-Lobos e sem nenhuma "musiquinha fofa" cantada para crianças, a Companhia Articularte pinça livremente cenas e elementos da infância do maestro genial para compor uma fantasia que pretende mostrar o despertar do interesse do menino Heitor pela música e de onde vieram alguns de seus temas. Assim, lá estão os instrumentos musicais do pai sisudo, a tia que o apresenta a Bach, a viagem de trem e a mudança para o interior de Minas, um encontro fantasioso com um uirapuru, elementos de suas músicas que pontuam a narrativa. Essa, aliás, não é propriamente uma história linear, mas sim uma sucessão de episódios que culminam em um Sonho Musical espetacular. Aliás, o Sonho e a concepção visual dos bonecos trazem para o espetáculo o Modernismo da Semana de 22 do qual Villa fez parte. Está tudo lá: a mãe e a tia têm partes de instrumentos musicais, o pai de Villa é uma simplificação sensacional de cabeça, pés e mãos de boneco tendo um livro de História da Música como corpo, e o Sonho é uma viagem por vezes surrealista, outras vezes francamente cubista, de personagens que interagem com o pequeno Heitor, e nessa interação vão construindo a "explicação" de suas escolhas e seu caminho de vida pela música. Eu disse Modernismo? Sim, e não poderia faltar o grande Manuel Bandeira, com seu Trem de Ferro lindamente interpretado lá pelo meio do Sonho. Aliás, a presença do trem é o fio que "liga" o espetáculo, e que culmina em uma interpretação emocionante do Trenzinho Caipira, cantada belamente pelos marioneteiros. Vocês podem questionar, mas um espetáculo com uma proposta tão sofisticada e elegante consegue entreter os pequenos? SIM! É bem verdade que havia mais adultos do que crianças, mas as crianças presentes simplesmente AMARAM o espetáculo, incluindo o nosso pequeno, que ficou uns 35 minutos iniciais tão completamente hipnotizado que nem tentou sair da cadeira. E os 15 minutos seguintes ficou em pé, um pouco agitado e brincando, é verdade, mas sempre prestando atenção na cena, na história, nas músicas... Prova de que arte para crianças não precisa ser uma sucessão de "musiquinhas fofas" ou histórias com narrativa de teor artístico duvidoso, subestimando a capacidade dos pequenos de vivenciar arte enquanto se divertem. Ficha técnica: Texto e Direção: Dario Uzam Bonequeira: Surley Valério Direção Musical: Chico Botosso e Mariana Anacleto Iluminação: Hernandes Oliveira Cenografia: Cia. Articularte Elenco: Renato Bego, Surley Valério, Paulo Mendonça, Cida Lima, Andrea Cruz (Rossana Arouck). Indicação: a partir de 04 anos de idade. Para conhecer a Cia Articularte de Bonecos: http://www.articularte.com.br/tusite/cia.htm |
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