Contido

Bon Vivant
 
Celebrando a liberdade de religião
por Liza Meller em 15-11-2010 15:47
atualizado em 07-11-2015 12:02
http://contido.com.br/?aid=187
 
Dicas de decorações, receitas e um pouquinho da história de Chanucá, a Festa das Luzes
 

Chanukiá totalmente acesa

Dentre todas as festas judaicas, Chanucá (pronuncia-se Ranucá, com um R gutural) é uma das minhas favoritas. Talvez seja mesmo a minha preferida. É uma celebração instigante, pois comemora a derrota de um rei que tentou exercer o domínio sobre povos conquistados a partir da negação da cultura e da religião dos mesmos. A tentativa de imposição do helenismo sobre os judeus resultou na destruição e profanação do templo e seus altares, além da morte de diversos revoltosos. Os conflitos continuaram, com a formação de um pequeno exército, e os helenizadores eventualmente foram derrotados e o templo reconstruído.

Os judeus consideram que a história envolve diversos milagres, desde a derrota de um poder hegemônico por um pequeno exército, até o milagre ocorrido no templo, quando o pouco óleo consagrado que restou da destruição e que deveria durar apenas 1 dia foi suficiente para acender a menorá durante oito dias, tempo suficiente para a produção adequada de mais óleo para mantê-la acesa dali em diante. (Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chanucá)

Para os cabalistas, Chanucá é uma das festas mais importantes, senão a mais importante, pois é dito que "com o advento da Era do Maschiach, a única festa que restará para celebrarmos será Chanucá".

Festa das Luzes, Festa do Milagre ou, para uns, apenas o equivalente judaico para o Natal, o fato unânime é que Chanucá é uma festa para as crianças, e este ano certamente ficaremos muito felizes em comemorá-la com nosso pequeno, que já tem 1 ano e 9 meses, e mesmo não entendendo quase nada do que está ocorrendo, adora assistir à mamãe acendendo as velas e entoando as bênçãos correspondentes, premiando-nos com um sorriso luminoso. Ano que vem, D's queira, ele estará ajudando a mamãe a acender as velas, já que a tarefa de acender as luzes de Chanucá é primordialmente das crianças, mesmo que seja com a ajuda dos pais.

E para aumentar o brilho dos olhos e do sorriso dele, este ano resolvi pesquisar algumas maneiras de reforçar e mostrar a ele a alegria e os símbolos da celebração de Chanucá (além do tradicional acendimento das velas), já que ele convive com muitas pessoas que celebram o Natal, com todos os seus símbolos.

Pensando nisso, encontrei algumas ideias e tutoriais de enfeites com lâmpadas pisca-pisca e enfeites principalmente de origami, que são fáceis de fazer e ensinar às crianças (se os seus pequenos já não são tão novinhos como o meu):

Na Casa e Jardim, um tutorial fantástico de como customizar um fio de leds pisca-pisca (a artista usa o tema "primavera", mas além das flores, use também os símbolos judaicos e de Chanucá, como estrelas de David, sevivon (dreidel), etc):

 
Enfeites em origami e kirigami:
 
Estrela de David (em inglês, com diagramas, bem fácil): http://www.origami-resource-center.com/origami-six-pointed-star.html
 
Estrela de David (kirigami, em inglês, linda): http://www.origami-resource-center.com/star-of-david.html
 
Sevivon (pião tradicional, em inglês com diagramas, que você pode decorar com as quatro letras lembrando o milagre): http://www.net4tv.com/voice/Story.cfm?storyID=1747
 
Cactus de origami (Não é exatamente um "sabra", mas funciona) http://en.origami-club.com/flowers/cactus/
 
E finalmente um sevivon de origami em 3D, que funciona (e bem!), feito somente de papel, sem cortes ou outros materiais:
 
 
Desejamos um luminoso Chag Sameach (Boas Festas) a todos!

Comentários:

Alex Nautilus comentou em 2010-11-15 19:47:05
Chanucá é uma das festas mais deliciosas!
Bye,
http://twitter.com/alexnautilus
 

E mais:
O chefe que queria ser rei
Medo e servidão são as principais ferramentas de opressão no ambiente de trabalho de milhões de pessoas.
Como escrever argumentos para videoclipes
Veja o argumento completo do videoclipe Turn Down For What
Shoutcast para quem quer ouvir boa música
Nunca usei Rdio, Pandora ou Spotify e não sinto falta.
Professor real, alunas virtuais e sexy
E se a realidade virtual servir para mais do que se imagina?
Tirando desenhos do papel, de verdade
Quiver é um app divertido para dar vida aos coloridos das crianças.
Robôs precisam de conexões globais 24h por dia
Grandes empresas estão na corrida para conectar o mundo
Nobuyuki Forces: gratuito, independente e ótimo
Jogo de ação, casual e com adrenalina máxima para testar sua atenção e pontaria.
Porque se inspirar logo de manhã
Escapar da rotina começa cedo.
Amor real por personagens vituais
O que vale mais: a realidade ou a percepção?
Pôneis amados e odiados
Como a Hasbro entendeu bem rápido que o público alvo de My Little Pony era muito maior que o esperado.

 
Arte | Bon Vivant | Cinema | Culinária | Design | Exposições | HQ/Manga | Idéias | Ilustração | Internet | Literatura | Moda | Música | Negócios | Tecnologia | TV | Videogames
 
Busca no Contido:
©Alex Nautilus :: CONTIDO.com.br :: SOBRE O SITE :: RSS :: @contido no Twitter